Yoga e os Àsanas (Posturas) Invertidos

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No Hatha Yoga os ásanas (posturas) são excelentes para a circulação sanguínea e linfática. As posturas contribuem para manter a saúde de todos os órgãos e tecidos do corpo.

O sangue contém diversos componentes como hemoglobina, leucócitos, plaquetas, plasma, imunoglobulinas, fibrinogênio, eritrócitos,  e outros hormônios e proteínas que circulam pelo nosso corpo levando oxigênio pelas artérias e carreando  o gás carbônico pelo sistema venoso e linfático.

A cada 60 segundos, aproximadamente 1.440 vezes ao dia,  o sangue viaja por cerca de 96.000 mil quilômetros  do sistema do corpo humano. O sangue se choca contra a artéria aorta mais ou menos a 70 vezes em um minuto. Um tubo de metal não aguentaria o impacto no período de uma vida humana. Mas a artéria aorta é forte o suficiente para fazer o transporte pela grande rede de artérias.

As posturas  invertidas tem um papel de destaque na saúde, pois promovem uma irrigação arterial na cabeça, além de outros benefícios no sistema endócrino.  É importante notar que nosso corpo tem mecanismos robustos que controlam a quantidade de sangue em cada região do corpo independente da gravidade.

No inicio o aluno fica inseguro em fazer estas posturas, mas com treinamento e perseverança consegue. Há asanas preparatórios para o fortalecimento da coluna verebral e dos músculos intervertebrais para poder fazer as posturas invertidas. Para alunos que no inicio tem dificuldades para as posturas invertidas pode usar a Kurunta.

Viparita Karani Mudra (postura da Foice)
Viparita Karani Mudra (postura da Foice)

Benefícios: Irrigação arterial da cabeça , melhorando os centros cerebrais pela grande oxigenação dos neurônios e dos orgãos da base do cérebro regula os hormônios das glândulas hipófise e pineal . Estimula o funcionamento da tireoide e das paratireoides. Beneficia os nervos óticos, ajuda a drenar o sangue venoso das pernas, reduzindo as varizes.

Contra Indicações: Não fazer quando estiver menstruada e em casos de hipertensão.

Sirshasana (Postura do Pouso sobre a Cabeça)
Sirshasana (Postura do Pouso sobre a Cabeça)
Sirshasana (Postura do Pouso sobre a Cabeça)
Sirshasana (Postura do Pouso sobre a Cabeça)

Benefícios: Considera a rainha dos ásanas pelos diversos benefícios. Além da irrigação arterial da cabeça oxigenando o cérebro, estimula   a hipófise regularizando todo o sistema endócrino. Ainda contribui   para o alívio de muitas doenças físicas e mentais, como depressão, nervosismo, tensões, fadiga, falta de energia e vitalidade, circulação defeituosa do sangue, memória fraca, dores de cabeça, queda de cabelos, resfriados,  garganta congestionada, tonifica o fígado, o baço, os rins e a próstata. Útil para  prolapso  do útero. Melhora a digestão, a assimilação e a evacuação. Aumenta o retorno venoso da parte inferior do corpo, a drenagem da linfa e pela inversão fortalece o diafragma.

Contra Indicações: Não fazer quando estiver menstruada, em casos de hipertensão, hérnia na cervical, e problemas coronários sérios.

Namaste

 

Referências Bibliográficas:

  • Anatomia do Yoga – Kaminoff Leslie, Matthews Amy – Editora Manole
  • A Sabedoria e a Prática da Ioga – Iyengar, BKS – Publifolha
  • Yoga – Cella Al-Chamali Gabriela – Paulus
  • Yoga Para Nervosos – Hermógenes – Nova Era
  • Yoga para Todos – Devi Indra – Zeta
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Professora de Yoga

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste

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