Yoga e Rejuvenescimento

postado em: Blog | 0

Não podemos deter o tempo!

Mas podemos envelhecer com saúde e qualidade de vida fazendo boas  escolhas no decorrer de nossas vidas.

img_2380-2

A boa alimentação é muito importante. Desde a infância precisamos nutrir nossos corpos com alimentos saudáveis e frescos. Assim, frutas, legumes, verduras, grãos integrais, carnes magras, peixes, ovos precisam fazer parte de nossa dieta.

Os alimentos verdes folhosos, apenas 6 folhas por dia garantem o suprimento de 45% de vitamina K, deixando sua pele, unhas e dentes mais fortes. Os verde-escuros trazem um aporte de mais vitaminas e minerais como o ferro.

O tomate tem um importante antioxidante, o licopeno, que protege a pele da irradiação solar e dos danos do DNA mitocondrial.

As gorduras boas também são muito importantes. O abacate fornece ômega 3 que tem ação protetora das células além de trazer brilho para a pele e para os cabelos.O óleo  de coco desacelera a produção de radicais livres e te efeito cicatrizante e antibacteriano.

As frutas vermelhas  e as frutas cítricas  protegem o sistema imunológico com a vitamina C que é um potente antioxidante que além de ajudar na assimilação do ferro evitando a anemia e aumenta a produção de colágeno para firmar a pele.

A uva contém resveratrol que protege as artérias e vasos sanguíneos, e as doenças ligadas ao envelhecimento como o Alzheimer, o diabetes tipo  2 e o câncer.

Os nutrientes do ovo, antes considerado vilão e agora mocinho, contém luteína e a zeaxantina que protege os olhos e a pele.

Os alimentos integrais garantem nutrientes do complexo B bom para o fortalecimento do sistema imunológico.

Os temperos verdes, salsinha, coentro, cebolinha, alho, cebola, gengibre, canela contém importantes nutrientes e antibactericidas e antifungicida.

Além das boas proteínas como peixes, leite, carnes magras.

Há estudos que mostram que atividades físicas muito intensas desgastam o corpo. Atletas submetidos a grandes esforços físicos por determinado tempo  podem comprometer a saúde. Mas só se o esforço for muito. Atividades físicas moderadas como o Yoga pelo contrário conservam a saúde por muito tempo.

O princípio da prática de Yoga é trabalhar o relaxamento para diminuir o estresse, a respiração para melhor o sistema cardio-respiratório e o sistema nervoso, e a prática de asanas que são psicofísicas.

Os mais diversos asanas promovem a saúde, pois ajudar a desintoxicar os orgãos e tecidos do corpo, lubrificar juntas e articulações, fortalecimento do tônus muscular, ativam o sistema endócrino, melhora a assimilação, digestão e eliminação, o fortalecimento dos ossos,  entre tantos outros.

Digo para os alunas e alunos que o viço da pele, o bem estar e a disposição são o bônus da prática
Os especialistas dizem que pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana já ajuda o nosso relógio biológico andar mais devagar.

Saúde é uma conquista consciente. Não o fazemos pelos outros. Fazemos por nós mesmos. A saúde nos traz liberdade de colocarmos nossos sonhos e projetos em prática. De vivermos nossa vida com plenitude.

A beleza está nos olhos de quem vê, mas os cuidados que devemos ter com nós mesmo com nossa saúde e juventude é nossa responsabilidade.

Como dizem os yogues, nosso corpo é nosso templo e devemos cuidar com imenso carinho!

Seguir Profª Fatima:

Professora de Yoga

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste

Últimos Posts de

Deixe uma resposta