Yoga para atletas

postado em: Blog | 0

Atletas dos mais variados esportes praticam Yoga para prevenir lesões e aumentar a eficiência no seu esporte.

Em 2013 a delegação dos atletas olímpicos chineses procuraram o mestre Iyengar em Pune, na Índia, para praticar os ásanas e aprender técnicas para prevenir a lesões, aumentar a concentração e a consciência corporal, e claro, aumentar as chances de conseguir medalhas olímpicas. Durante cinco dias os atletas tiveram duas aulas de ásanas de manhã e uma hora de pranayamas à tarde.

Em 2014 a equipe de futebol alemã, campeã da Copa do Mundo, teve aulas com o professor de Yoga Patrick Broome, que trabalha com a equipe alemã há três anos. O professor destaca que além dos ganhos de flexibilidade e prevenção de lesões, em uma competição tão tensa quanto a Copa do Mundo os atletas saiam de campo nervosos, e as técnicas de Yoga ensinou-lhes a relaxar.

Dependendo do esporte o professor de Yoga pode utilizar de técnicas que sejam mais adequadas para o atleta, melhorando sua performance. Através dos inúmeros ásanas (posturas) trabalha o tônus muscular, a flexibilidade, o equilíbrio, ajuda a diminuir o impacto nas juntas e articulações, regulariza a potência cardio-respiratória, diminui o risco de lesões musculares, articulares e ósseas, aumenta a concentração e o foco e ajuda relaxar.

Luiz Sant’Anna - Yoga Casa Verde
Luiz Sant’Anna

Em 2015 o atleta Luiz Sant’Anna, meu aluno na escola de Yoga Casa Verde relata a importância da prática de Yoga para melhorar sua performance.

“Eu já treinava para corridas de rua há 3 anos quando iniciei a prática da Yoga. Inscrito para a minha primeira maratona, no Rio de Janeiro, e treinando intensamente para tal, comecei a sentir dores na região lateral do joelho. Isso limitava meu rendimento e começava a comprometer meu objetivo. Foi quando um amigo divulgou o site do Yoga Casa Verde e resolvi experimentar, ciente das minhas limitações de alongamento, equilíbrio e concentração. Sempre me comunicando com a professora Fátima, minha dor foi melhorando e assim como a respiração e a consciência corporal. Dois meses depois de iniciar a prática de Yoga cruzei a linha de chegada da minha primeira maratona sem dor, em um tempo menor que o planejado e com a mente focada apenas nessa conquista. Agora já estou me preparando para a maratona de 2016!

Seguir Profª Fatima:

Professora de Yoga

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste

Últimos Posts de