Telefone

11-99374-3324

E-mail

fatima@yogacasaverde.com.br

Horário de funcionamento

Seg - Qui: 8h às 20:30h, Sab 8h às 11h

No final do outono, começo a ensinar aos meus alunos e alunas os Cinco Ritos Tibetanos de Rejuvenescimento. Iniciamos a prática de yoga com cinco repetições de cada rito, aumentando gradativamente, semana após semana, com o acréscimo de duas repetições de cada rito, até chegarmos ao inverno com o total de 21 repetições de cada um.

Tão importante quanto cada rito é a pausa. Portanto, após cada rito, ensino os alunos a pausarem antes de iniciar o próximo. Sempre intercalamos os ritos com outras posturas de yoga.

Explicando melhor para quem não conhece, os Cinco Ritos Tibetanos são uma série de ásanas muito úteis e benéficos, inspirados em práticas antigas da Yoga Tibetana, e dizem existir há pelo menos 2.500 anos.

Em 1939, o autor Peter Kelder escreveu o livro “A Fonte da Juventude”. Resumidamente, nele Kelder relata uma história que vivenciou nos anos 30. Ele conheceu um coronel aposentado do exército britânico, que havia servido na Índia por muitos anos e descoberto um grupo de lamas que, aparentemente, haviam encontrado a chamada Fonte da Juventude. Por algum tempo, o coronel viveu com esses lamas no mosteiro, onde aprendeu a prática dos Cinco Ritos Tibetanos de Rejuvenescimento. Ele rejuvenesceu e até os seus cabelos antes escassos e brancos se tornaram espessos e negros. Recuperou o vigor e a juventude.

A prática diária dos ritos traz benefícios como aumento de energia, rejuvenescimento físico e mental, equilíbrio emocional e melhoria da saúde em geral.

É claro que, no livro, os benefícios são um tanto exagerados, mas, quando cada rito é praticado respeitando as condições de saúde de quem o realiza, eles são, sim, bastante benéficos.

Aqui no Yoga Casa Verde, eu adapto a prática dos ritos conforme as condições de saúde dos meus alunos e alunas. Nesta matéria, apresento os cinco ritos da forma como estão no livro, e, posteriormente, as adaptações que faço aqui na escola.

Os Cinco Ritos Tibetanos

Primeiro Rito – Giro no Sentido Horário
Ficar em pé com os braços abertos e girar suavemente no sentido horário (da esquerda para a direita). Este rito estimula os chakras (centros de energia).

Segundo Rito – Elevação de Pernas e Cabeça
Deitado de costas, colocar as mãos paralelas ao tronco e levantar as pernas e a cabeça simultaneamente. Ao retornar, tocar a cabeça no solo, mas sem deixar que as pernas toquem o chão. Este rito fortalece o core e melhora a circulação.

Terceiro Rito – Flexão para Trás com Apoio nos Joelhos
Ajoelhado(a), inclinar o tronco e a cabeça para trás, abrindo o peito e alongando a coluna. Retornar trazendo o queixo ao esterno e fechando levemente os ombros. Esta postura estimula o sistema endócrino.

Quarto Rito – Postura da Mesa Invertida
Sentado(a) com as pernas estendidas, levantar o quadril formando uma “mesa” invertida, levando a cabeça para trás. Ao retornar, estender as pernas e trazer o queixo novamente ao esterno. Esta postura fortalece braços e pernas, traz flexibilidade para as articulações e também estimula o sistema endócrino.

Quinto Rito – Postura do Cachorro Olhando para Cima e para Baixo
Inspirando, subir para a postura do cachorro olhando para cima; expirando, descer para o cachorro olhando para baixo. Esta postura alonga e traz flexibilidade à coluna vertebral.

Aos ritos são atribuídos diversos benefícios, como maior disposição física, aumento da energia vital, equilíbrio dos chakras, melhora do sistema endócrino (por ativar e regular as glândulas), fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, melhora da postura, redução de dores nas costas, melhora da circulação sanguínea e linfática, redução do estresse e da ansiedade e, segundo alguns estudos, uma real sensação de rejuvenescimento, por estimular a glândula pineal a produzir DHEA.

Apesar de descritas no livro de Kelder, as origens dos Cinco Ritos Tibetanos são incertas. Alguns estudiosos afirmam que se tratam de práticas de Hatha Yoga que não foram nomeadas como tal pelo autor.

Nas aulas, costumo apresentar os ritos aos alunos e alunas, adaptando-os para que todos possam usufruir dos benefícios. Na adaptação, os cinco ritos podem ser substituídos por estes ásanas:

Primeiro Rito – Tadasana (Postura da Montanha)

Segundo Rito – Stambhasana (Postura do Pilar)

Terceiro Rito – Ushtrasana (Postura do Camelo)

Quarto Rito – Dandasana (Postura do Bastão)

Quinto Rito – Marjaryasana (Postura do Gato)

Aqui na Escola Yoga Casa Verde, acreditamos que a prática deve ser acessível, respeitosa e acolhedora. Nosso espaço foi criado para que cada pessoa se sinta bem-vinda, independente do nível de prática ou da condição física. Oferecemos aulas que combinam tradição, cuidado e adaptações para o seu momento, sempre valorizando o autoconhecimento e o bem-estar. Se você está procurando uma escola de yoga na Zona Norte que te ajude a se reconectar com sua energia vital e trazer mais equilíbrio para sua vida, será um prazer te receber por aqui.

Artigos recomendados

WhatsApp chat