Yoga e Ansiedade

Yoga X Ansiedade

postado em: Blog, Yoga | 0

A palavra ansiedade quer dizer “preocupação com o desconhecido” no latim e no grego “sufocamento”. A ansiedade é necessária, pois quando sentimos medo, nosso organismo tem reações químicas (hormônios adrenalina, noradrenalina, cortisol) em resposta emocional e fisiológica que aumentam o nível de energia para respondermos ao perigo. Mas, quando não conseguimos “desligar” esta energia extra, o corpo fica “ligado”. Quando não conseguimos nos livrar das preocupações, esgotamos nosso sistema nervoso, nossa mente e ficamos doentes.

Pensando nisso é necessário aprender a relaxar, há várias técnicas de relaxamento em uma aula de yoga, diversas posições e mantras do yoga que auxiliam nessa caminhada contra a ansiedade, mas vou ensinar a técnica mais simples:

Deite-se em sua cama sem travesseiro ou coloque um cobertor dobrado em cima do seu tapete se você não tiver um tapetinho de yoga. Se espreguice, alongue-se, encolha-se. Vire de um lado e do outro e boceje. Deite-se de barriga para cima e coloque uma mão no seu peito, outra no seu abdômen e sintonize com a sua respiração. Fique tranquilo, não julgue e nem altere sua respiração por alguns instantes.

Se sua respiração está mais no peito ela está superficial. Vamos aprofundá-la. Coloque as mãos sobre o abdômen tocando os dedos médios e procure sentir o movimento suave dos músculos abdominais. Os dedos separam-se de leve a cada inspiração e voltam a se tocar a cada expiração.

Observe o que está acontecendo com o seu corpo. Sinta o movimento e o ritmo de sua respiração, sons internos, sinta se há algum ponto de tensão. Pode ser em seu rosto, na sua garganta, no seu peito, nas costas ou em qualquer lugar do seu corpo. Procure levar a respiração onde há algum ponto de tensão e sinta ela se desfazer.

Conscientemente vá relaxando cada parte do seu corpo, começando pelos pés, subindo pelas pernas, pelo tronco, costas, garganta e cabeça. Relaxe os músculos e os órgãos internos. Sinta o corpo mole, solto e se sinta completamente relaxado. Deixe os pensamentos passarem, não se prenda a nada. Apenas relaxe e desfrute deste momento de paz, calma e tranquilidade.

Comece a voltar, mexendo os dedos dos pés e das mãos, movimento o corpo e novamente espreguiçando. O relaxamento é eficiente quando praticado por pelo menos 20 minutos.

Após o relaxamento há um bem-estar muito grande. Depois desta pausa, temos tempo de pensar, definir nossas prioridades e começar novamente novas atividades tranquilamente.

Namaste!

Conheça ainda mais sobre o Yoga, agende sua aula experimental gratuitamente. Nosso espaço Yoga Casa Verde espera por você para cuidar do seu corpo e mente!

Profª Maria Fatima da Silva

Referências:

Trickett, Shirley – Ansiedade e Depressão: Manual de Auto-ajuda. Paulinas. 7 edição/9

Saiba mais sobre o yoga, venha conhecer o espaço Yoga Casa Verde e cuidar da sua mente e corpo.
Agende sua aula experimental gratuitamente e conheça essa técnica milenar que já mudou a vida de muitas pessoas!

Seguir Profª Fatima:

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste

Últimos Posts de