Yoga X Depressão

postado em: Blog, Yoga | 0

“A ferida é o local onde a luz entra em você… se você permitir”. Quem disse essa frase foi o poeta e filósofo Rumi, que viveu no século XIII, e ela diz muito sobre o tema desse artigo. Vamos pontuar alguns sintomas da depressão, entender melhor o assunto e mostrar como a aula de yoga pode contribuir no tratamento.

Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas. Como se não houvesse uma luz no fim do túnel. Ficamos perdidos e sem esperança. As adversidades fazem parte da vida nos tornando resilientes e assim encontramos forças para seguir em frente, superando os obstáculos e aprendendo com eles.
Mas há aquelas pessoas que por uma aleatoriedade química e outros diversos fatores são mais sensíveis a estes impactos e acabam desenvolvendo a depressão.

Segundo a SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade) a depressão é uma doença da mente e do corpo e afeta os estados do humor, deixando um sentimento de muita tristeza e falta de energia.
As causas são incertas, grandes traumas, perdas, doenças, acidentes, álcool e drogas podem desenvolver a doença.

Postura yoga virabhadrasana guerreiro

Os sintomas são físicos e psicológicos, como tristeza persistente, baixa autoestima, choro, isolamento familiar e social, apatia, irritabilidade, insônia, perda de apetite, dores inexplicáveis no corpo e o mais preocupante de todos: os impulsos suicidas. O tratamento é multidisciplinar com psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e a prática do yoga neste processo é muito indicada pelos vários benefícios que proporciona.

A estafa mental também é muito comum, um processo de estress que se acumula por conta do excesso de atividades, cobranças e responsabilidade, causando um intenso desgaste emocional e físico, podendo desencadear doenças emocionais como ansiedade, pânico e fobias. Nesse caso a prática do yoga e de outros esportes também é indicada para o tratamento.

Sabemos que as técnicas do yoga nos conduzem a ter um corpo forte e uma mente sã. Através da prática do yoga vamos desenvolvendo um método natural de viver. Começamos a ter consciência de uma alimentação mais saudável, da importância da respiração e das posturas que equilibram todos os sistemas do corpo.

Apenas para dar alguns exemplos: a qualidade do sono melhora, regulariza a eliminação de detritos do corpo (suor, fezes e urina) os órgãos funcionam melhor, o corpo ganha força, flexibilidade e agilidade, as dores diminuem, e a mente começa a ficar mais serena e tranquila.

postura yoga respiração profunda
Postura yoga respiração Profunda
Dentre as várias técnicas que realizamos nas aulas no espaço yoga casa verde indico o Pranayama e o Pranayama da respiração profunda. Para colocar em prática respire profundamente pelas narinas deixando o ar preencher os pulmões, retenha por alguns segundos e solte esvaziando os pulmões. Está respiração traz uma profunda sensação de paz e acalma o sistema nervoso.

postura yoga matsyasana
Postura yoga matsyasana

Também temos os Asanas. Para praticar o asana Virabhadrasana e suas variações se mantenha firmemente no solo enquanto abre o peito, trazendo força, equilíbrio e coragem. O asana Matsyasana também abre o peito e traz flexibilidade para a coluna vertebral.

Perseverando na prática do yoga você vai rompendo as camadas das dores e tristezas até deixar a luz novamente entrar. É importante ressaltar que procurar ajuda de um profissional é o primeiro passo, e com isso você terá forças para começar o yoga. Venha conhecer essa técnica milenar que já mudou a vida de muitas pessoas. Agende sua aula experimental gratuitamente no espaço Yoga Casa Verde.

Namaste 🙏

Seguir Profª Fatima:

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste

Últimos Posts de