Em algum momento da vida, você com certeza já deve ter lido algo sobre como o yoga ajuda as pessoas de diversas maneiras. Mas, você sabe de fato o que é Yoga? Não? Leia nossa matéria para compreender um pouco mais sobre essa arte milenar que vem ajudando muitas pessoas.
O Yoga existe há milênios, e podemos dizer que a Índia foi o seu berço, onde foi ensinado por Mestres (rishis) para seus discípulos. O sentido literal da palavra Yoga é “união” ou “junção” do nosso eu individual com o Eu Divino.
Suas técnicas milenares são tão boas e verdadeiras que sobrevivem ao passar dos séculos e são constantemente estudadas e comprovadas cientificamente.
No Yoga, todos os nossos sentidos são voltados para o nosso interior. Ele nos leva para dentro do nosso ser, nos tornando conscientes do nosso corpo, das nossas emoções, sentimentos e pensamentos. Com a prática do yoga, nossa mente torna-se mais tranquila, nosso corpo mais forte e assim obtemos saúde em todos os aspectos do dia-a-dia.
Segundo o sábio Patanjali, que escreveu os 196 Aforismos do Yoga também conhecido Os Yoga Sutras de Patanjali, há aproximadamente 2.500 anos atrás, o yoga tem 8 angas (partes):
O primeiro anga são chamados de Yama, e é a ética que um yogi/yogini deve seguir:
1. Ahimsa – Não violência
2. Satya – Verdade
3. Asteya – Honestidade
4. Brahmacharya – Autocontrole
5. Aparigraha – Altruísmo
O segundo anga, são chamados de Nyama ou os bons princípios do yogi/yogini:
1. Saucha – Limpeza
2. Santosha – Contentamento
3. Tapas – Disciplina
4. Svadhyaya – Autoconhecimento
5. Ishavara Pranidhana – Fé em Deus
O terceiro Anga, é a prática dos Àsanas ou posturas aplicadas à anatomia do corpo e são psicofísicas. Foram desenvolvidas a partir da observação da natureza. Com os àsanas desenvolvemos equilíbrio, força, alongamento e flexibilidade.
O quarto Anga, é o Pranayama, que é o controle da respiração, ou melhor da energia vital.
O quinto Anga, é Pratyahara, a introspecção dos sentidos. Já o sexto Anga Dharana, é a concentração. O sétimo Anga Dhyana, é a meditação. E o oitavo e último Anga, se chama Samadhi é a Iluminação.
O Yoga Sutras de Patanjali foram resumidos neste texto para a compreensão de quem inicia a prática, demonstrando que o Yoga vai além de uma atividade física. As posturas e a respiração fazem parte de uma estrutura de ensinamentos que englobam vários aspectos de nossas vidas. Os benefícios do Yoga são inúmeros e qualquer pessoa pode começar a praticar!
Quer saber mais? Leia também as matérias sobre Pranayama e Meditação