Aula de Yoga e Meditação

postado em: Blog, Yoga | 0

Meditar é escolher ir para dentro de si mesmo e ter uma nova perspectiva sobre a vida e seu propósito junto com a prática do Yoga.

Segundo Patanjali o Caminho do Yoga tem oito partes (Asthanga Yoga) e a Meditação
(Dhyana) é a sétima parte. Na prática de yoga após praticarmos os àsanas (posturas) e
pranayamas (controle do alento vital) vamos preparando o corpo e a mente para a meditação.
Pensamos no nosso corpo e vamos nos movendo na direção da quietude e do silêncio da
mente.

3 gerações praticando yoga e meditação
3 gerações praticando yoga e meditação


As primeiras vezes que começamos a meditar realmente não é fácil encontrarmos este
silêncio. O trabalho da mente é pensar e na meditação procuramos esvaziar esse fluxo de
pensamentos agitados. Mas, a persistência em meditarmos aos poucos vai acalmando nossa
mente e nos trazendo benefícios. Estudos recentes em universidades de várias partes do
mundo demonstram que a meditação proporciona um relaxamento físico e mental
combatendo o stress, depressão e ansiedade, podendo ser feita junto com as aulas de yoga
que também ajudam contra a ansiedade
e a depressão.

Quando você medita, seu corpo libera uma grande quantidade de substâncias neuroquímicas
chamadas neuromoduladores, como o gaba (ácido gama-amino-butílico) que ao entrar na
corrente sanguínea contribuem para a desobstrução das artérias coronárias, evitando assim, o
infarto. Também diminui a atividade neural, regula o tônus muscular e melhora o humor. E
mesmo após a meditação o gaba continua agindo.

A Meditação e o Yoga nos conectam com a nossa essência Divina.


Essas substâncias também normalizam a frequência dos batimentos cardíacos, combatem o
alto nível de colesterol sanguíneo e a formação de radicais livres. Aumenta a vitalidade do
corpo, desperta a inteligência e eleva a energia para as atividades diárias.

Podemos meditar de 20 minutos à uma hora por dia com excelentes resultados, em casa ou ao
final de uma aula de yoga, uma maneira bem simples é:

  • Sentar-se confortavelmente;
  • Coluna ereta;
  • Utilizar um mudra de preferência;
  • Uma mão em cima da outra;
  • Ou tocarmos de leve o polegar e o indicador;
  • Posicionar a língua no palato e prestar atenção no fluxo da respiração,
  • No ar que entra e sai pelas narinas.

Quando aparece na nossa mente um pensamento ou uma emoção, devemos apenas percebê-lo e deixar passar sem nos envolvermos com ele, voltando toda a nossa atenção para a respiração.

Esta atenção no fluxo da respiração deixa nossa mente mais concentrada, afasta a influência
dos sentidos (tato, visão, paladar, olfato e audição) e favorece o acesso a níveis mais
profundos do conteúdo da mente. Podemos dizer que a meditação é um grande exercício para
a mente aguçando todas as suas funções, assim como a oração e a prece, que favorecem
estados mentais positivos como a compaixão, fraternidade, paz, tranquilidade e amor
incondicional para todos os seres.

Temos muito mais dicas sobre meditações, técnicas e posturas do yoga para te
ensinar. Escolha o autoconhecimento e a saúde que já mudaram a vida de muitas pessoas!

Seguir Profª Fatima:

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste

Últimos Posts de