Como praticar yoga em casa?

postado em: Blog | 0

Autoconhecimento, nova jornada e uma vida com mais significado

Muitas pessoas começaram a se conscientizar sobre a importância de cuidar do corpo e da mente, ainda mais neste momento de pandemia mundial e de isolamento social, é chegada a hora de ressignificar as nossas vidas. As buscas pela prática de yoga aumentaram e hoje vamos falar sobre a prática de yoga em casa e como isso pode mudar sua vida, mais do que você imagina.

Passo 1 – Questione!

Sabemos que é uma mudança de valores e paradigmas, por isso, precisamos nos perguntar: o que é importante para mim?  O que me impulsiona na vida? Quais são os meus valores, as minhas crenças, meus medos e meus apegos?
Preciso mudar os meus padrões de consumo? Simplificar a minha vida e descobrir o que
realmente valorizo? Venha participar desta jornada com a gente!

O Yoga é uma jornada para dentro de nós. E sim, através do nosso corpo, vamos nos conhecendo e nos equilibrando. Este momento de volta para dentro que querendo ou não estamos passando é Pratyahara, ou introspecção.

É um bom momento para descobrirmos a nossa verdadeira natureza. O que somos e o que vamos querer mudar quando a pandemia passar.  E assim, fortalecidos pelo Divino que há em nós vamos confiando na vida, estando abertos e positivos de que dias melhores virão.

Passo 2 – Como começar a fazer yoga em casa?

Eu como professora de yoga precisei ressignificar, e comecei a dar as aulas pela live do Instagram para os meus alunos e alunas e outras pessoas que neste momento começaram a praticar yoga.

Para os alunos e alunas fica mais fácil seguir as orientações das aulas pois já conhecem os ásanas e pranayamas pelas aulas presenciais. E para os novos alunos e alunas que estão iniciando a aula de yoga em casa pela live vai ajudar a conhecer o Yoga e obter os benefícios, começando a prática tenho certeza de que vai fazer toda a diferença na sua vida. Em ambos os casos devemos tomar alguns cuidados pois nas lives eu não estou presente para corrigir as posturas e a respiração.

Somente nas aulas online por outros aplicativos como o Zoom isto é possível. Mas a ideia aqui é falar das aulas de yoga na live do Instagram @yogacasaverde. Além das aulas nos horários das terças e quintas às 08h30 e às 19h30 e sábado às 09h00 eu deixo as aulas na página para você acessar quando puder fora destes horários.

Passo 3 – Minhas dicas para você acompanhar as aulas de yoga em casa são:

  1. Respeite o seu corpo e os seus limites. Ame o seu corpo, ele é o seu veículo neste mundo. Esteja atento, pincipalmente você que buscou o yoga para iniciantes em casa pela primeira vez!;
  2. Flexibilidade é genética. Tem pessoas mais ou menos flexíveis. Eu me considero uma
    pessoa mediana em termos de flexibilidade;
  3. Algumas posturas talvez você não consiga fazer na primeira vez, por isso eu trabalho
    com a amplitude de movimentos e assim você faz a postura até o seu limite e que seja confortável para você. A amplitude dos movimentos vem com o tempo. Muitas pessoas me falam que se sentem duras e rígidas. A prática de yoga constante vai tirando as tensões do corpo e da mente;
  4. O Yoga é um trabalho de consciência, é importante prestar atenção na aula e saber
    por que está fazendo determinado ásana ou pranayama e quais são os seus benefícios. Saiba mais sobre as ásanas e pranayamas;
  5. Há indicações e contraindicações que são explicadas nas aulas;
  6. Procure praticar após um banho se possível e após uma refeição leve. E com uma
    roupa bem confortável;
  7. Disciplina na prática, procure praticar pelo menos uma ou duas vezes na semana.
  8. Procure um lugar tranquilo na sua casa, limpo e arejado;
  9. Não se cobre se você não conseguiu fazer algum ásana da aula. Lembre-se,
    autocuidado!
  10. Cada aula é uma aula, procure sentir as sensações físicas, emocionais, mentais e
    espirituais que a aula de yoga te proporcionou.

E fico à disposição para qualquer dúvida na prática ou de alguma necessidade que você tiver. Estamos te esperando para começar esse novo momento da sua vida, vamos cuidar da sua saúde e bem-estar, mesmo de longe!

Depoimentos dos alunos que fazem as aulas online:

Rita Calegari – Aluna das aulas de yoga online

Em época de pandemia e restrição social eu me vi alterando vários hábitos, dentre eles fazer Yoga em casa pela Internet.Nunca fui adepta deste método de aprendizado , optei sempre pelo presencial, mas quando a opção era a aula de yoga virtual ou não fazer yoga, rapidamente me ajustei.Tem sido fácil para  mim: mantive meu horário antigo e a comodidade de fazer na sala de casa ou no quintal (conforme o clima do dia e a vontade).As vantagens além da comodidade, são não precisar do deslocamento, fazer despenteada mesmo e com qualquer roupa (a maioria das vezes de pijama) e a possibilidade de convencer o namorado a me acompanhar na aula.As desvantagens, além da falta do contato social é que não visito o ambiente da Escola de Yoga Casa Verde que é muito agradável e a energia do local muito boa. Às vezes percebo que fiz uma postura errada (a professora não me vê e corrige, eu que preciso me manter atenta) e não há os mimos que ela fazia para os alunos e alunas como os doces indianos . Pesando os prós e os contras e o cenário atual, tem sido muito bom e eficiente para mim. Namaste 
Rita Calegari
São Paulo – Brasil

Eu agradeço pelas aulas online de yoga da prof Fatima, principalmente durante a quarentena , que me ajudaram a relaxar, a controlar a ansiedade e a me conectar com o meu corpo novamente.Estava em casa tentando e testando exercícios diferentes, e a yoga apareceu para mim em um ótimo momento, eu comecei a meditar e a me concentrar na hora de fazer as posições. Me sinto muito bem depois das aulas! E também adoro assistir as lives com os gatinhos da prof Fatima fazendo com a gente! Namaste
Tamires Gomes
Canadá

Eu tenho gostado muito de fazer yoga com a prof Fatima! Sempre tive vontade de aprender mas tinha vergonha porque sou muito desajeitada e tinha vergonha das pessoas me julgarem porque sou gorda .Então queria aprender em casa, mas nos canais que eu assistia achava tudo muito corrido e muitas vezes as instrutoras não ensinavam passo a passo….enfim, era muito frustrante!Mas com a prof Fatima é diferente porque ela é calma e paciente, sempre explica as poses, sempre lembra a gente de respirar – além de ser uma fofa!!Fiquei muito feliz por você estar dando aulas on-line, tem me feito muito bem! Muito Obrigada!
Nathalia da Silva Oliveira
Canadá

Estou fazendo aulas on-line de yoga para gestantes com a Fatima durante a quarentena e tem me ajudado demais. Me ajuda a controlar a ansiedade, a amenizar as dores nas costas, a me preparar para o parto.Enfim, já que não é possível nesse momento aula presencial as aulas on-line estão sendo fantásticas e direcionadas para mim e minhas necessidades. Namaste
Andréa Carvalho
México

Sou aluno do Yoga Casa Verde desde 2016 e este período que estamos vivendo de trabalhar fazendo home-office é um desafio por conta da dificuldade  de se manter numa postura adequada enquanto estou trabalhando.As aulas de yoga que estão sendo ministradas pela professora Fatima pelo Instagram tem sido fundamentais para a minha coluna e para manter a musculatura do meu corpo em movimento , além de promover um alongamento corporal . Tudo isso além de aliviar fisicamente, auxilia a manter o equilíbrio da mente , que é fundamental nestes tempos difíceis.
Fabio Laky Ozeki
São Paulo – Brasil

Bom, com a quarentena  ocasionado pelo cenário mundial, me vi preso em um cenário de pouca movimentação física e muita instabilidade mental. Devido as dores que estava sentindo no corpo  pela rotina de home-office , resolvi iniciar as práticas de yoga como uma forma de reativar meu corpo e diminuir a incidência das dores. O que não havia planejado era que o yoga também iria me ensinar por meio dos pranayamas, a acalmar a minha mente e controlar minha ansiedade. Hoje, após 3 meses praticando , meu corpo está muito mais flexível e equilibrado do que no início. Entender os ásanas e suas aplicações e efeitos ao corpo me fizeram identificar os resultados que as práticas estavam resultando em mim .A quarentena me deu a oportunidade de me jogar nessa prática, reativar meu corpo e acalmar minha mente , coisas que quero levar para sempre.
Célio Pupo
São Paulo – Brasi
l

Estou praticando Yoga em Casa com um resultado satisfatório.Mas prefiro a aula presencial por alguns motivos:1 Minha casa é pequena, eu faco a aula na sala e a minha esposa no quarto. 2. Tem a questão da rotina , quando vamos para a Escola de Yoga Casa Verde nos disciplinamos com o deslocamento e o horário das aulas.E em casa às vezes esquecemos do horário!
Anderson Rudeli
São Paulo – Brasil

No meu caso, prefiro a aula presencial.Acho mais legal e produtiva. Você nos corrige, acerta a postura. Online não tem como saber se está certo e a tendência é fazer do jeito mais fácil, parece que não faço direito .Tem o conforto de não ter que sair e poder fazer em qualquer horário , mas também tem a tentação de fazer outras coisas e deixar pra depois justamente por isso. Também tem o problema da distração por parte da campainha e do telefone que toca.Na aula presencial não tem esses problemas, fico totalmente focada na aula, sem interrupções e com mais segurança nos movimentos que estou executando porque sei que você vai corrigir se estiver errado. Mas não tiro o mérito das aulas online. Neste período de confinamento ajuda muito! Namaste
Cristina Rudeli
São Paulo – Brasil

Como tem sido pra mim praticar Yoga em casa. Bom, primeiro tem sido uma das atividades mais importantes da minha quarentena e do isolamento social de verdade. Tem me ajudado a organizar e orientar o meu dia. Eu percebo que os dias que eu não pratiquei yoga porque tive duas intercorrências neste longo período de isolamento. O primeiro foi o próprio fato de ter tido o covid-19 e aí era impossível praticar e a segunda foi a mudança de residência que também exige muita coisa física de cuidar de uma mudança e percebi nestes períodos que eu vou ficando mais ansiosa e confusa em relação ao que fazer ao longo do dia, pois é fato que este momento exige muito da gente e embora eu já estivesse fazendo muitas coisas de trabalho em casa, o precisar por causa do confinamento ficar sempre em casa é outra coisa, é diferente. Além disso o fato do meu filho não ir á escola não há o período que eu fico sozinha e tudo isso interfere e isso gera momentos de tensão de desorganização, de preocupação, de angústia. E eu percebo que ao realizar a prática de yoga o meu dia fica mais organizado. Eu optei por fazer a aula de yoga no período da manhã, no mesmo horário que estava fazendo na aula presencial, então eu acordo e faço a prática e acaba sendo divertido pelo fato de eu ter dois gatos e é até engraçado às vezes vou fazer a postura e um dos gatos está atrás de mim ou ficam me roçando durante a aula  e no geral eu tenho me dado bem praticando assim e a hora que termina a aula eu já prossigo com o meu dia de uma maneira mais orientada então tem feito muita diferença positivamente no meu dia a dia.
Marina Ruivo
São Paulo – Brasil

A cada aula agradeço mais a sua iniciativa de colocar as aulas na live.Tenho esse quesito muito sério na vida que é perder a noção de tempo, me desligar, é uma condição que preciso cuidar com todo carinho .Yoga e meditação são hoje minhas referências de bem viver, entro na teoria que só temos saúde quando conseguimos entender o sentido.Hoje vejo que nada é por acaso e quando faço a prática de yoga estou comigo, cuidando de mim para cuidar da minha família por mais que eu esteja exausta, desanimada, sobrecarregada.Posso estar triste, mas será visto como um momento de reflexão . Posso estar chateada mas será visto como um aprendizado.E assim muitos e muitos dias que sinto uma gratidão profunda por você e pela prática de yoga.Tudo continua como é   mas com a prática de yoga consigo mudar o prisma por onde vejo.Sentimentos ficam mais elevados, as emoções equilibram e a resignação chega.Tenho dores, músculos rígidos, angústias mas é como se conseguisse sair deles.E continuar sempre melhorando. São uma certeza ótima após você iniciar as lives que você estará lá e eu aqui, simples e ao alcance. Questões espirituais são para um longo bate-papo. Grande e fraterno abraço, gratidão. Namaste
Cristiane Martins Nogueira
São Paulo – Brasil

As aulas de yoga online da professora Fátima, na yoga casa verde do Instagram, têm me ajudado muito para o controle da minha ansiedade. Sempre quis fazer as aulas, mas na correria do dia a dia, nunca tive tempo. Com a pandemia e o trabalho remoto, finalmente consegui me planejar melhor e me dar esse presente. Sou muita grata pela iniciativa maravilhosa da professora que tem feito os meus dias mais leves e com a esperança no futuro melhor. Namaste!
Andreza Ferrari
Cajamar – Brasil

Com a chegada da quarentena nossas rotinas foram modificadas.Tive dificuldade para me adaptar.Quando a professora Fatima iniciou as aulas de yoga pela live do Instagram comecei a fazer. Percebi que foi um momento ótimo de transformação. Sem praticar a yoga em casa estava sem parâmetros, trocando o dia pela noite, fazendo apenas o essencial e me sentindo estressada e ansiosa. A cada aula fui percebendo que estava melhorando meu bem estar físico e psicológico. Meu dia a dia ficou mais leve e produtivo. Namaste 
Simone Cortez Torres
São Paulo – Brasil


Yoga em casa pela live? É uma benção, adoro! Aula bem planejada, bem elaborada e bem ministrada! Cada aula é um flash, ou seja, surpreendente a cada prática! É um privilégio participar!
Graça Maria das Graças Pereira dos Santos
São Paulo – Brasil

Seguir Profª Fatima:

Olá, eu sou a Fátima, professora da escola de Yoga Casa Verde. Há cerca de 20 anos ministro aulas de Yoga. Nesta minha jornada sei que preciso aprender e me aprimorar sempre para poder ensinar, pois eu sei que cada aluno é diferente. O Yoga é uma fonte inesgotável de conhecimento que traz Luz para todos que se comprometem a ensiná-lo e a praticá-lo. Namaste