Segundo Patanjali, após a primeira anga (parte) Yama (Conduta Ética) e a segunda anga Nyama (Disciplina), a terceira anga é Àsanas. Àsana significa literalmente assento. São posturas ou posições que devem ser feitas com estabilidade e conforto.
Nas histórias indianas os àsanas se originaram da criação do Deus Shiva. Cada vez que ele assumia um àsana nascia uma nova criatura. Como ele executou 84 milhões de posturas, foram criadas 84 milhões de espécies. Oitenta e quatro àsanas são os mais importantes para um yogi. Como exemplo, alguns àsanas que podemos citar, foram criados a partir da observação da natureza como a árvore (vikrasana) a montanha (tadasana), a lua (chandrasana).
Há os àsanas de animais, como o cachorro (svanasana), o camelo (ushtrasana) o elefante (hastiasana), macaco (hanumanasana), peixe (matyasana) de aves como pomba (kapotasana), águia (garudasana), insetos como gafanhoto (salabasana), escorpião ( vrishkasana) borboleta (badha konasana).
Àsanas de objetos produzidos pelo ser humano como barco (navasana), arado (halasana), roda (chakrasana), arco (dhanurasana), formas geométricas como o triângulo (trikonasana).
Há os àsanas de torções dedicados aos rishis (sábios ) como Matsyendra (Matsyendrasana), Marichi (marichiasana), Bharadvja (bharadvjasana), àsanas dedicados ao herói (virasana) e ao guerreiro (virabhadrasana) e também àsanas dedicados aos deuses do panteão hindu como Shiva (shiva natarajasana), Ganesha (ganeshasana), Saraswati (saraswatiasana), Lakshmi (lakshmiasana).
Os àsanas (posturas ou posições) trazem saúde psicofísica, pois através de sua prática o corpo fica mais firme, mais forte, mais flexível, pois trabalha de forma inteligente todos nossos músculos, ossos e articulações além de massagear nossos órgãos internos, melhorando a circulação sanguínea e linfática de todos os tecidos do corpo, ajudando na eliminação de toxinas e impurezas.
Os benefícios diários dos àsanas são imensos e tem um valor terapêutico inestimável pois ao mesmo tempo que o corpo vai adquirindo força e vigor, agilidade e flexibilidade, as tensões e o stress diminuem, a mente fica alerta e desperta, mas ao mesmo tempo calma e tranquila. Melhora a qualidade do sono, da digestão e eliminação e os espírito fica alegre.
A postura corporal melhora e a pessoa começa a se sentir com mais vitalidade, energia e vontade de viver.
Um corpo saudável e sem dores incomodando, uma mente tranquila e sem ansiedade é uma benção que podemos adquirir praticando yoga.
Segundo os textos clássicos indianos a nítida impressão que se tem dos àsanas é que harmoniza a força vital para podermos ficar longos períodos confortavelmente meditando. E assim sentir a presença “Eu Sou”. Com os àsanas todo o nosso corpo se torna uma oração .
Segundo o trabalho terapêutico dos àsanas temos:
1. Posturas Sentadas: Os àsanas na posição sentada dão elasticidade aos quadris, virilhas, joelhos, tornozelos. Removem a tensão e a rigidez do diafragma e da garganta deixando a respiração fácil e a coluna vertebral estável.
2. Posturas em Pé : Fortalecem os músculos e articulações dos pés , pernas e coxas, melhora a circulação sanguínea das pernas e aumentam o tônus da coluna vertebral.
3. Flexões pra Frente: Comprimem-se os órgãos abdominais massageando-os. Os batimentos cardíacos acalmam e a pressão sanguínea diminui. Fortalece os músculos posteriores como das pernas, coxas, glúteos e costas.
4. Torções: Os órgãos pélvicos e abdominais são espremidos e após inundados por um sangue fresco revitalizando-os. Os pulmões são beneficiados. Melhora o tônus do diafragma. Irriga de sangue os nervos da coluna vertebral.
5. Inversões : Inunda de sangue fresco os órgãos vitais como o encéfalo (cérebro, cerebelo, tronco), coração, pulmões e glândulas endócrinas melhorando a imunidade.
6. Retroflexões ou Extensões: Estimula o sistema nervoso central melhorando a resposta ao stress. Excelente para pessoas que sofrem de depressão. O fígado e o baço funcionam melhor.
7. Posturas Sentadas: São de repouso. Acalmam e relaxam o corpo e descansam a mente.
Referências Bibliográficas:
A Tradição do Yoga – Feuerstein, George – Editora Pensamento
Ioga para Crianças : Chanchani, Rajiv Swati – Editora Madras
Iyengar Yoga – Posturas Principais – B.K.S. Iyengar – Editora Cores e Letras